Dinarte Panassol nasceu em casa, no interior de Campestre, na época 3º Distrito de Vacaria no dia 06 de Março de 1941 sendo o 7º dos 14 filhos de Ovídio Panassol e Carolina Bazi Panassol.
Trabalhou desde os 8 anos de idade ajudando seus pais na agricultura. Aos 24 anos iniciou o aprendizado da profissão de caminhoneiro com seu Cunhado Balduíno Camassola. O caminhão era um FNM Alfa Romeu. Conquistou sua primeira CNH em 1966, no ano anterior conduzia o caminhão com uma Autorização para dirigir.
Em 1977, agora em sociedade com Balduíno, compraram um MB 1313 ano 1971 de Maurílio Zanotto, caminhão com o qual trabalhou até o ano de 2010, quando foi furtado em um posto de combustível na BR 116, no município de Novo Hamburgo/RS. Dinarte então comprou um MB 1720 que era propriedade do Sr. Marcelo Argenta do “Posto de combustíveis km 78” e trabalha até hoje com ele.
Dinarte iniciou sua história nas estradas do País transportando cargas de Caxias do Sul e Porto Alegre para a Região Sudeste.
Também foi o pioneiro no transporte de vinho Pérgola para essa Região, abrindo os mercados para a Vinícola Campestre nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Uma história que se mistura entre entregas de vinhos/suco de uva com propaganda e fornecimento de telefones dos vendedores a novos interessados.
A homenagem será realizada em sessão solene dia 25 de julho às 18:30hr na sede da Câmara Municipal.